sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O post de hoje é sobre Briefing!

Briefing

O que é briefing?

Conjunto de informações básicas, instruções, diretrizes e etc., elaborado para a execução de um determinado trabalho. Na prática, existem várias maneiras de realizar um briefing. Uma delas é realizar uma reunião com o cliente e fazer um conjunto de perguntas e/ou atividades para determinar como se dará o projeto, elaboração e execução de determinada coisa, no caso, um site.


Para que serve um briefing?

Para colher informações e na sequência planejar o que deverá ser feito no desenvolvimento de um trabalho, elaborando uma proposta de pesquisa de mercado. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura.


Qual a melhor forma de elaborar um briefing?

Realizando uma reunião pessoalmente com o cliente para obter as informações relevantes e necessárias para a realização do projeto. Sempre sendo objetivo no que se deseja apresentar. Em seguida, esquematiza-se uma estratégia a ser seguida e daí sim inicia-se o projeto.
 
 
Para desenvolver um site, por exemplo, quais as informações que podem ser buscadas?
 
- Recolher as informações que o cliente deseja que apareçam no site;
- Conhecer o segmento da empresa para qual se está desenvolvendo o site;
- Conhecer o público alvo da empresa;
  - Estudar as particularidades do serviço e do cliente;

- Definir as fontes tipográficas;
- Pesquisar esquema de cores (paletas);
- Verificar se o esquema de cores é equilibrado; não agride nem gera indiferença em quem vê o site;
- Preocupar-se com os padrões de usabilidade e acessibilidade;

Nenhum comentário:

Postar um comentário